GRAÇA / COSTA AZUL

EMERGÊNCIA 24 HORAS

A importância da vermifugação para cães e gatos

vermifugação para cães

A vermifugação do seu pet está em dia? Esse é um dos cuidados mais importantes quando se fala da saúde de cães e gatos.

Afinal, o vermífugo é o remédio responsável por evitar que o seu melhor amigo adquira doenças que os vermes causam. Saiba que elas são bastante comuns.

Portanto, continue com a leitura deste artigo para saber mais sobre a importância do vermífugo para cães e gatos. E confira nos tópicos a seguir outras dicas e informações a respeito do tema.

  • Por que fazer a vermifugação para cães e gatos
  • Sintomas da presença de vermes no pet
  • Quando realizar a vermifugação para cães
  • Dicas sobre a vermifugação para cães

Por que fazer a vermifugação para cães e gatos

A vermifugação dos pets é a maneira mais eficiente de protegê-los das doenças que os vermes provocam.

Entre os parasitas mais comuns, que infectam o seu melhor amigo, é possível citar o Ancylostoma e o Dipylidium caninum.

O primeiro contamina os animais por meio de água e dos alimentos. Quando o Ancylostoma chega ao intestino do cão faz com que haja sangramentos.

Se houver muitos vermes no pet, portanto, as fezes apresentam sangue. Enquanto isso, o Dipylidium caninum contamina através da ingestão de pulgas. Além disso, pode afetar também os humanos.

Assim, quando os vermes contaminam o cão, é comum que tenha diarreia, indisposição, dores abdominais e mudanças no apetite.

Sintomas da presença de vermes no pet

Existem vários outros sintomas que indicam que o cachorro está com vermes. Entre eles, é possível citar as fezes moles, além da presença dos próprios parasitas no coco.

Pets com vermes costumam ficar ainda com a barriga endurecida e redonda. Entre os outros sinais de contaminação estão pelos secos, opacos e com muita queda.

Sonolência, irritação na pele, tosse, coceira no bumbum e vômito também indicam o problema.

Vale dizer que quanto mais tempo os vermes permanecem no corpo do cachorro mais intensos são os sintomas.

Além disso, esses sintomas aparecem porque os vermes se instalam na corrente sanguínea e intestino do pet. Desse modo, se alimentam de sangue e nutrientes.

Dito isso, a vermifugação para cães é importante porque o remédio consegue eliminar os vermes.

E mais, o uso adequado de vermífugo evita até mesmo que os vermes infectem o seu melhor amigo.

Vale lembrar que os sintomas podem ser confundidos com outros problemas, prejudicando o diagnóstico. Então, prevenir é sempre a melhor atitude.

Quando realizar a vermifugação para cães

A vermifugação para cães deve acontecer de maneira periódica. Assim, é possível garantir a correta proteção do seu animal de estimação. Afinal, eles sempre estão sujeitos a se contaminarem pelos vermes.

Diferente do que se pode imaginar, os parasitas não estão apenas nos alimentos e na água. Eles também marcam presença no próprio ambiente onde os pets ficam.

Portanto, a primeira dose do vermífugo é aplicada ainda na fase de filhote. Em geral, quando ele tiver de 15 a 30 dias de vida. Já a segunda dose é dada entre os cinco e seis meses.

É o veterinário quem determina o cronograma adequado de aplicação do remédio. Isso vai depender da raça, histórico, rotina e origem do animal.

A vermifugação para cães acontece, normalmente, de uma a duas vezes por ano. Se você seguir o calendário indicado pelo veterinário, garante não só a saúde do seu pet como a sua também.

Isso porque, com já dito, os parasitas podem contaminar as pessoas, bem como outros animais.

Dicas sobre a vermifugação para cães

Os vermífugos são encontrados facilmente em diversos lugares. No entanto, o melhor é conversar com o veterinário sobre o produto mais apropriado para o seu pet.

Afinal, existem diferentes formatos do remédio. E mais, a dosagem certa depende do peso e rotina do cachorro.

É preciso ainda verificar qual o tipo de remédio é mais simples de administrar. O comprimido, por exemplo, pode ser misturado no alimento.

Mas é necessário aplicar na garganta do animal se o remédio for líquido. O melhor é que a aplicação seja feita com a ajuda de uma seringa. Nesse último caso, o veterinário tem experiência para ser ágil no processo.

E o mais importante, se a vermifugação para cães acontecer no momento errado pode haver complicações para sua saúde. O mesmo ocorre se o pet receber uma superdosagem.

Então, consultar um profissional capacitado é a melhor opção. Para tanto, conheça a CenterVet Salvador, que conta com clínica veterinária 24 horas.

Desse modo, você pode levar o seu melhor amigo para receber o vermífugo. E ter a certeza que foi aplicada a dose adequada de maneira certa. Clique aqui para saber mais.

Escolha a unidade que deseja receber atendimento
Emergência Veterinária 24h (Graça)
18h00 - 08h00
(71) 3013-3841
Escolha a unidade para abrir a localização no Google Maps