GRAÇA / COSTA AZUL

EMERGÊNCIA 24 HORAS

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA UM PORQUINHO DA INDIA

Porquinhos-da-índia são animais muito fofos, que ganham o coração dos amantes de pets com seu pelinho macio e patinhas pequenas. E, por serem fáceis de administrar, vem se tornando favoritos dos donos moradores de apartamento.


Diferente do que se acredita, devido ao seu nome, o porco-da-índia não é um suíno e muito menos veio do Oriente Médio. Esse bichinho, que conquista todos com a sua fofura, é originário da América do Sul e é da família dos roedores.


Eles geralmente medem entre 20 a 25cm e pesam até 1kg, com expectativa de vida de 5 a 6 anos. São herbívoros e podem ter pelagens de vários tamanhos e cores, com dentes que crescem até o fim de sua vida.


A personalidade desses roedores é bastante dócil e tranquila, gostando bastante de receber carinho dos seus donos, porém, por serem presas no mundo animal, tendem a se assustar com facilidade e serem um pouco desconfiados e medrosos.


Por conta de sua personalidade, tamanho e jeito de vida independente, são uma boa opção para quem passa a maior parte do tempo fora de casa. Porém, é necessário se atentar a alguns detalhes para garantir sua longevidade e saúde.


Para quem não tem tempo para deixar o seu bichinho solto, sob supervisão, ou prefere administrá-lo num ambiente menor, o melhor é comprar uma gaiola grande, quanto maior, melhor!


Além do tamanho, é preciso garantir que esse espaço seja com apenas um andar e sem chãos de grades, forrados sempre com substrato, para evitar quedas e lesões nas patas.


É importante lembrar também que os porquinhos, na natureza, gostam de viver em tocas como maneira de se proteger de animais maiores. Por isso, ao comprar a gaiola, não deixe de fora acessórios, como casinhas, para garantir o melhor conforto possível ao seu pet.


Brinquedos são fundamentais para o porquinho-da-índia, pois é assim que ele poderá gastar sua energia. E, por fim, um bebedouro, pote de comida e banheirinho, que são o básico para suas necessidades fisiológicas.

Hoje em dia, existem rações especializadas para esses pets, mas é possível alimentá-los também com folhas de alface e couve, ou frutas. Além, claro, do feno de capim, que é fundamental para o desgaste dos dentes.

É interessante trocar o substrato com uma certa frequência, para evitar que os dejetos causem algum tipo de infecção ou sujeira no seu bichinho. E, para manter sua higiene, é necessário pentear seus pelos e, vez ou outra (principalmente para os de pelos compridos), dar banho.
E é isso, bem simples, não? Lindos, fofinhos e práticos! Os porquinhos-da-índia são uma excelente companhia para famílias de diversos tamanhos e necessidades!

Escolha a unidade que deseja receber atendimento
Emergência Veterinária 24h (Graça)
18h00 - 08h00
(71) 3013-3841
Escolha a unidade para abrir a localização no Google Maps